Escala 6×1 é o 7×1 da desigualdade

O debate sobre o fim da escala 6×1 mobiliza paixões, esperanças e temores. De um lado, argumenta-se que reduzir a jornada é condição mínima de dignidade. De outro, teme-se aumento de custos, perda de competitividade e impacto sobre pequenos negócios. Como costuma ocorrer nos tempos atuais, a polarização deixa de lado algo essencial: o que realmente está em jogo quando discutimos a organização do tempo de trabalho no Brasil?

A discussão não é apenas trabalhista. É sobre modelo de desenvolvimento. O país continuará organizando sua economia com base na intensificação do esforço individual? Ou começará a fazer a transição para um modelo baseado em produtividade, qualificação e inovação? Além disso, buscará aliar aumento de produtividade com aumento de bem-estar individual e coletivo?

Conheça o JOTA PRO Trabalhista, solução corporativa que antecipa as movimentações trabalhistas no Judiciário, Legislativo e Executivo

A escala 6×1 é mais do que um arranjo contratual. É um sintoma de uma economia marcada por baixa produtividade média, elevada rotatividade, pouca formação continuada e forte segmentação ocupacional. Em muitos setores, o ajuste competitivo ainda ocorre pelo aumento da presença física do trabalhador — não pela reorganização tecnológica ou pela qualificação. Debater sua superação exige mais do que convicções normativas. Exige reconhecer os dilemas reais da estrutura produtiva brasileira.

Ao longo das últimas décadas, o Brasil aprendeu a medir desigualdade de renda. Também avançou na redução da pobreza extrema e na ampliação do acesso à educação. Mas há uma dimensão da desigualdade que raramente ocupa o centro do debate público: a desigualdade de tempo.

Tempo é recurso econômico. Mas não somente isso. Como argumentou Rosiska Darcy de Oliveira em Reengenharia do tempo, publicado em 2003, o tempo deve ser também liberdade. É condição de mobilidade social. É pré-requisito para qualificação, cuidado familiar, saúde e participação cívica. Mas para isso, é preciso que ele seja reconquistado para as pessoas e para a sociedade, afirma Rosiska, imortal da Academia Brasileira de Letras.

Do ponto de vista trabalhista, quem trabalha seis dias por semana — frequentemente enfrentando longos deslocamentos e jornadas extensas — quase não dispõe de tempo para investir em si mesmo. Como as empresas no Brasil tampouco investem adequadamente na qualificação de sua força de trabalho no horário do expediente, a conta não fecha, e a promessa meritocrática esbarra na exaustão cotidiana.

Pela ótica da qualidade de vida, o impacto também é brutal. E transcende gerações. Por exemplo, uma das variáveis mais importantes para o desenvolvimento na primeira infância é a qualidade do tempo que os pais passam com os filhos.

Evidências apresentadas no estudo International Early Learning and Child Well-being Study (IELS), organizado pela OCDE e aplicado pela primeira vez em três Estados brasileiros, mostram que a qualidade da interação entre pais e filhos – variável em que o Brasil também se sai mal na comparação internacional – afeta o desempenho cognitivo e socioemocional.

A escala 6×1 incide principalmente sobre trabalhadores de menor renda, concentrados nos setores formais de comércio, serviços e atividades operacionais, os principais empregadores do país segundo o IBGE.[1] São segmentos marcados por alta rotatividade e trajetórias profissionais frequentemente interrompidas. Quando o tempo livre se resume a um único dia semanal, a possibilidade de acumular capital humano torna-se muito limitada. Essa não é apenas uma questão individual. É uma questão macroeconômica.

Se o país quer romper ciclos persistentes de desigualdade, portanto, precisa mirar além da renda, e atentar também para o tempo. Porque ele também é um recurso socioeconômico, distribuído de forma desigual e revelador do tipo de sociedade que escolhemos construir.

Um país que restringe sistematicamente o tempo de qualificação de parte significativa de sua força de trabalho compromete sua própria trajetória de produtividade. O desafio do Brasil não é apenas gerar empregos. É, igualmente, melhorar a qualidade média dos empregos gerados.

Em economias com produtividade estagnada, compete-se por custo, não por inovação. A intensificação do tempo de trabalho aparece, nesse contexto, como mecanismo de ajuste. Mas jornadas longas não produzem automaticamente mais produtividade.¹ Evidências internacionais mostram o contrário: fadiga crônica reduz desempenho, aumenta erros, eleva rotatividade e gera custos indiretos com saúde e afastamentos.[2]

Não por acaso, economias mais avançadas reorganizaram o tempo de trabalho ao longo das últimas décadas como parte de estratégias de aumento de produtividade e bem-estar.

Isso não significa que a transição seja trivial. Setores têm dinâmicas distintas. Pequenos negócios operam com margens estreitas. Mudanças abruptas podem gerar efeitos adversos. Mas ignorar a discussão sob o argumento exclusivo do custo imediato significa adiar um ajuste estrutural inevitável.

O Brasil vive hoje outro desafio silencioso: a necessidade de formação ao longo da vida. A expansão da escolaridade básica e superior foi uma conquista recente importante. Mas o desafio atual não é apenas acesso inicial — é atualização permanente de competências. A velocidade das transformações tecnológicas exige aprendizagem contínua.

A pergunta é simples: quando essa qualificação deve acontecer? Como esperar que trabalhadores submetidos a jornadas 6×1 consigam acompanhar essa dinâmica?

A qualificação profissional não ocorre no vácuo. Ela exige tempo, energia cognitiva e previsibilidade de rotina. Sem isso, forma-se um ciclo conhecido: baixa qualificação, baixa produtividade, baixa remuneração — um círculo difícil de romper. E impõe lembrar que essa não pode ser apenas uma responsabilidade individual. Políticas públicas e privadas precisam oferecer as condições e os incentivos para que os trabalhadores se qualifiquem permanentemente.

O ponto central do debate não deveria ser trabalhar mais ou menos por princípio. Deveria ser o que precisamos fazer, na esfera pública e privada, para que esse trabalho seja melhor. A produtividade média brasileira cresce lentamente há décadas, e a melhor saída não está na ampliação da presença física no trabalho, mas na combinação de capital humano e social, inovação tecnológica e gestão eficiente.

Nesse sentido, o debate sobre a escala 6×1 pode funcionar como catalisador de uma discussão mais profunda: Como elevar a produtividade setorial? Como apoiar pequenas empresas na reorganização produtiva? Como reduzir rotatividade estrutural? Como integrar política educacional e política de emprego? Como desenvolver capital humano e social ao mesmo tempo?

Reformas bem-sucedidas combinam ambição com pragmatismo. O objetivo não é impor um modelo uniforme, mas criar condições para que a economia evolua para padrões mais sustentáveis. No fundo, o debate remete à estratégia de desenvolvimento do país.

Economias que competem predominantemente por baixos custos tendem a enfrentar armadilhas de renda média e baixa inovação. Economias que investem em qualificação e eficiência constroem trajetórias mais resilientes.

A escala 6×1 está inserida nesse dilema. Mantê-la como padrão dominante significa aceitar um modelo intensivo em esforço e pouco intensivo em conhecimento. Questioná-la abre espaço para repensar incentivos, produtividade e oportunidades.

O fim dessa escala não é panaceia. Tampouco é ameaça inevitável ao crescimento. Mas pode ser uma oportunidade rara de discutir algo que o Brasil costuma evitar: como garantir qualidade de vida e organizar o tempo do trabalho em uma economia que precisa aprender a crescer pela produtividade — e não pelo desgaste.

Receba gratuitamente no seu email as principais notícias sobre o Direito do Trabalho

No fim, o debate sobre a escala 6×1 nos coloca diante de uma pergunta simples e desconfortável: queremos uma economia que consome o tempo dos trabalhadores ou uma economia que investe no potencial deles (e de seus filhos, pais idosos etc.)?

O uso do tempo, afinal, também é política pública.


[1] https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/44303-em-2023-grupo-de-servicos-profissionais-liderou-receita-do-setor-pela-primeira-vez

[2] Baek et al., 2024, “Long Working Hours, Work-life Imbalance, and Poor Mental Health”, Journal of Epidemiology. https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC11464851/

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Salmos e magia: saiba como utilizar as palavras sagradas para proteção e equilíbrio

As palavras possuem uma força simbólica que atravessa culturas, religiões e tradições espirituais. Desde a…

A Esplanada Liberdade vai reduzir a memória plural do bairro?

A Esplanada Liberdade vai reduzir a memória plural do bairro? Clique aqui para acessar a…

Ana Maria Braga reflete sobre ouvir os dois lados de uma história

Em um vídeo que circula nas redes sociais, Ana Maria Braga reflete sobre a importância…