• Home
  • 2026
  • agosto
  • O caso Casas Bahia e o espelho que o turismo precisa encarar

O caso Casas Bahia e o espelho que o turismo precisa encarar

O pedido de recuperação judicial das Casas Bahia não é apenas a notícia de uma empresa em dificuldade. É um retrato de como a combinação entre juros altos por tempo prolongado, transformação digital acelerada e descasamento de fluxo de caixa pode destruir modelos de negócio que pareciam consolidados. E, para quem observa o setor de turismo com atenção, o caso oferece um espelho incômodo — e necessário.

A Selic elevada por um período prolongado não prejudica apenas o consumidor que deixa de parcelar a geladeira ou a televisão. Ela atinge diretamente o modelo de negócio de empresas cujo coração sempre foi o crédito ao consumidor. O parcelamento sem juros, que foi durante décadas a grande vantagem competitiva do varejo popular brasileiro, tornou-se insustentável em um ambiente de custo de capital elevado. Ao mesmo tempo, o crédito para capital de giro — essencial para financiar estoques e honrar fornecedores — ficou caro e seletivo. Empresas que dependiam dessa engrenagem viram seu fluxo de caixa se deteriorar de forma silenciosa e progressiva.

A transformação digital agravou o quadro. O varejo físico de grande porte perdeu participação para plataformas que operam com estrutura de custo radicalmente diferente, maior capacidade de personalização e alcance irrestrito. A adaptação é possível, mas exige investimento, tempo e, sobretudo, caixa — justamente o que escasseia quando os juros estão altos e as margens comprimidas.

A Casas Bahia já havia passado por uma reestruturação recente, o que evidencia que o problema não era pontual: era estrutural, acumulado ao longo de ciclos sucessivos de pressão. Quando o pedido de recuperação judicial se torna público, o efeito é imediato e devastador sobre o fluxo de caixa.

Fornecedores que antes concediam prazos passam a exigir pagamento à vista ou reduzem drasticamente as condições comerciais. O crédito bancário, especialmente nas modalidades de capital de giro, seca rapidamente — os bancos recuam diante do risco percebido. A empresa entra em uma espiral em que a necessidade de caixa aumenta exatamente no momento em que as fontes de caixa se fecham. É uma armadilha de liquidez da qual poucos conseguem sair sem perdas severas.

O paralelo com o turismo não é imediato, mas é real. Agências e operadoras de médio e pequeno porte operam historicamente com margens estreitas e dependem de antecipação de recebíveis para financiar sua operação. O modelo tem um descasamento estrutural de fluxo de caixa: o repasse ao fornecedor — companhia aérea, meio de hospedagem, operadora receptiva — costuma ter prazo curto, enquanto o recebimento do cliente pode ser parcelado em diversas vezes. Em um ambiente de juros altos, esse descasamento se torna mais caro de financiar e mais arriscado de sustentar.

A digitalização também reconfigurou o setor de forma assimétrica. As plataformas globais de distribuição concentraram poder de mercado e capturaram boa parte da margem que antes ficava com o intermediário tradicional. O avanço do online é irreversível — a questão não é resistir, mas encontrar o posicionamento adequado dentro dessa nova estrutura, seja pela especialização, pelo atendimento consultivo ou pela construção de relacionamento que as plataformas não conseguem replicar.

O cenário macroeconômico não deve mudar de forma significativa no curto prazo. Juros ainda restritivos, famílias endividadas e consumo sob pressão compõem um ambiente que continuará testando a resiliência de empresas em setores dependentes de demanda discricionária. O alerta que o caso Casas Bahia oferece ao turismo não é de catástrofe iminente, mas de gestão preventiva: reserva de caixa adequada, atenção redobrada ao descasamento entre recebimentos e pagamentos, avanço consistente na transformação digital e redução da dependência de capital de giro caro. Empresas que não endereçarem essas questões enquanto ainda há margem de manobra estarão mais expostas quando — e se — a pressão aumentar. O varejo já aprendeu essa lição da forma mais dura. O turismo ainda tem tempo de aprender de outra forma.

—

Guilherme Dietze é economista e Presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP

(*) Crédito da foto: Divulgação

Fonte da Notícia

VEJA MAIS

BB recebe até 31 de outubro inscrições para projetos de impacto social

Projetos de impacto social podem se inscrever até 31 de outubro para receber recursos do…

Arsesp abre consulta pública para reduzir perdas de água nos sistemas de abastecimento

​Proposta estabelece diretrizes para identificar vazamentos, controlar perdas e melhorar a eficiência do abastecimento de…

UNYT: retrofit e hospitalidade transformam edifícios e cidades

Na Central de Experiências Flamboyant Urbanismo, em Goiânia, a UNYT Arquitetura & Urbanismo vê no…